Conselho- Biomedicina/Estética

O conselho federal de Biomedicina (CFBM), em resposta ao COFFITO que moveu ação do ministério Público contra a Biomedicina Estética, incorpora a categoria dos esteticistas em seu quadro de associados. A partir de agora, os Esteticistas têm respaldo jurídico de Conselho Profissional de Classe o que é uma garantia contra contra abusos de outras profissões que tentam tornar os procedimentos estéticos privativos para si. Assim sendo, a Estética  passa a ter um conselho que lutará pela classe.
Trata-se de uma justificativa à sociedade que estética não é o mesmo que Dermato-Funcional, onde cinesiologia não têm relação direta ao surgimento e correções de disfunções estéticas. A resolução da Dermato-Funcional está limitada a conceitos clínicos cinesiológicos funcionais (FUNCIONAMENTO DOS MOVIMENTOS E DA FORÇA RELACIONADA). Ainda fazem uso do termo genérico ''dermato'' o que não se define nem como dermatologia e nem estética.
O respeito de competências entre os Biomédicos e Esteticistas continuará. Os biomédicos estetas e os esteticistas possuem campos distintos de atuação, complementares e não concorrentes, sendo que os biomédicos estetas continuarão atuando com procedimentos invasivos não cirúrgicos, como a toxina Botulínica, Intradermoterapia, Preenchimentos, Micro-agulhamento, Lasers de alta potência, Peelings Médios, e entre outros. enquanto as esteticistas continuarão atuando com procedimentos corporais e faciais pelo uso de lasers frios, radiofrequência, ultra- sons e demais procedimentos manuais como a drenagem linfática, limpeza de pele, bambuterapia e pré e pós cirúrgico.
Fonte:  biomedicinaestetica.bmd.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário